Com o passar dos anos, a evolução da mídia vem sendo destaque, mais em algumas “coisas” essa evolução não aparece muito bem, principalmente quando ela é dentro do esporte.
Sempre que ligamos a TV, que abrimos um jornal, que ligamos um rádio ou até abrimos uma página na internet, o tema “esporte”, está sempre em destaque.
A evolução foi grande, mais ainda precisa melhorar. Sentimos a diferença quando vemos que não é só o futebol que é debatido e falado, outros esportes que antigamente nem era citado hoje vemos com freqüência na boca do povo. O grande problema é que ainda existe uma hierarquia com os grandes. Isso mesmo, nos dias atuais, os times de expressão mais baixa não tem vez na mídia.
Muitos dizem que não, mais é só você entrar em um portal esportivo, assistir um programa de TV que você vera que essa é a grande realidade. Na mídia brasileira, 95% das matérias vistas é sobre o Corinthians, Flamengo, São Paulo, Vasco (...), os outros 5% é destinado aos times de menor estrutura e claro, menor poder aquisitivo.
Mais se engana quem acha que isso só ocorre no eixo sul, aqui em Pernambuco as coisas também são iguais. Quando está se falando em futebol, as mídias que cobre esse esporte falam de todos os times, mais seu grande foco é o Náutico o Santa Cruz e o Sport, os outros nove times que participam do campeonato são apenas meros coadjuvantes que não interferem em nada, só que o problema é que em as vezes esses coadjuvantes podem fazer mais bonito do que os principais, e sem eles não existia campeonato.
Um grande exemplo disso é o time do Salgueiro, ele liderou o campeonato Pernambucano por várias rodadas e desde que perdeu a essa liderança voltou a ter menos expressão na mídia.
A mídia que tanto fala que vem para ajudar, que todos os times são iguais, que não importa o peso da camisa, é a primeira a classificar quem merece destaque e quem não merece. Tudo bem que alguns times mereçam destaque maior, mais isso não quer dizer que eles são mais importantes que os outros, como parece ser.
Outro exemplo de importância vem do jogador Neymar, todos sabemos, que ele é um bom jogador, que está se tornando um dos melhores do mundo, mais para ele ser tão bom ele precisa de ajuda, pois sozinho ele não faz nada. Para ele ser esse grande jogador, ele precisa que seu time tenha uma zaga boa que não deixa o time levar gol, bons laterais para iniciar boas jogadas e bons meias para fazerem com que a bola chegue a ele. Se ele não tiver isso, como é que ele vai jogar um bom futebol. Futebol é esporte coletivo, cada um precisa do outro para jogar e não é só 3 times que fazem um campeonato, os grandes precisam dos pequenos para sobreviver, então a mídia poderia começar a olha isso e perceber que os pequenos são a força dos grandes, e sem eles não existiria um grande campeonato, então seria muito bom ver a mídia tratar os times de menor popularidade por igual, só assim ia fazer com que a cultura desses times não sumissem e que cada vez eles consigam se reestruturar e mostrar que eles também “tem a força” e são essências em seus campeonatos.
Thamires Amorim
Nenhum comentário:
Postar um comentário