Quando chega a metade do mês de maio, muitos times brasileiros começam com uma rotina bastante exigente nos treinos. A preparação física dos atletas nos campeonatos que ocorrem durante o ano, tem que ser puxada mais com bastante cautela, pois muitos times disputam mais de uma competição ao mesmo tempo durante esse período. E nessa desgastante temporada, as equipes têm que se preparar para não perder nenhum atleta por lesões ou desgastes físicos.
Durante esse período as grandes equipes do futebol nacional levam uma grande vantagem, pois dentro delas existem profissionais encarregados e de alto gabarito para cuidar desses atletas, sem falar também da estrutura que esses times dão aos atletas, mas infelizmente esses cuidados e o suporte dado não blindam os atletas de ter alguns desses desagradáveis problemas, e muitos atletas acabam que saindo do campo direto para uma sala de fisioterapia ou até para uma sala de cirurgia. Além desses cuidados, os atletas também têm que se cuidar nos jogos com lesões provocadas por outros atletas, campos irregulares ou até mesmo pelo cansaço que essa rotina diária faz o atleta ter.
Quantas vezes vemos por ai noticias de jogadores que estavam em perfeitas condições e após o jogo ele tem que ser afastado por alguma lesão sofrida ou até mesmo pela rotina de treinos e jogos pesados que fazem com que o corpo do atleta não aguente tamanha pressão. Isso nos faz pensar o porquê o órgão competente que toma conta do nosso futebol, a CBF, não ajusta o calendário futebolístico organizando ele de tal forma que times brasileiros não precisem participar de duas competições ao mesmo tempo, assim ajudando os atletas com futuras lesões?
Esse ajuste melhoraria em grandes proporções o desempenho dos atletas além de melhorar o rendimento dos clubes nessas competições fazendo com que os lucros tanto para as equipes quanto para os órgão que cuidam dessas competições surjam em maior proporção. Então se algo que possa ajudar a todos não é aplicado aqui como já foi em outros países?! Um Pais que quer fazer a maior copa do mundo, continua refém de ter atletas se lesionando por coisas que podem ser solucionadas se as pessoas do grande escalão mudar datas e diminuir um calendário esportivo. Vamos pensar no bem dos nossos atletas e cuidar deles melhor!!!
Thamires Amorim
Nenhum comentário:
Postar um comentário